O QuE dEr Na tELha


Debate sobre a saúde, digo, sobre a UFPA…

Posted in Uncategorized por renatatrindade em novembro 29, 2008
Tags: , , , ,

Às 10h35 da manhã do dia 26 de dezembro de 2008 começa o debate das eleições para reitor da UFPA, realizado pelo DCE e pela ADUFPA no auditório do ICS. Antes de dar início ao que deveria ser um evento favorável à democracia na universidade, o clima esquentou, por ocasião da presença de um banner com dimensões um tanto exageradas do candidato Maneschy. O mesmo foi tirado, no entanto os outros candidatos, mesmo que com bannerzinhos mais modestos, permaneceram com seu “visual” no debate.

Ainda antes de começar o debate, eu e um grupo de amigas da Faculdade de Comunicação da UFPA fomos surpreendidas por um assessor de Maneschy que distribuía panfletos. Ao saber que cursamos jornalismo, disparou: O que vocês estão fazendo aqui??? Busquei no fundo de minh’alma (exagero, não?!) a serenidade necessária a uma resposta e perguntei se o debate era restrito a área de saúde. Ele meio sem jeito, afirmou que não…

Convicta de que realmente seria um debate para discutir questões relativas à UFPA como um todo, ajeitei-me na cadeira e comecei a prestar atenção na apresentação dos candidatos. Logo no início ficou evidente que realmente era um debate para os cursos de medicina e afins. O próprio candidato Ricardo Ishak ressaltou que medicina é um curso de vitrine para a universidade. Bem, pressuponho que deva ser também o que mais renderá votos para os candidatos, já que não falavam de outra coisa.

Foi aí que entendi a surpresa do cabo eleitoral de Maneschy quando soube que a platéia era heterogênea. Os candidatos tinham se preparado para falar apenas de saúde. Mal eles sabiam… não podiam contar com pior surpresa do que estudantes de jornalismo, ávidos por assuntos para postar em seus blogs…

E o público???

Bem, os que ocupavam as primeiras fileiras do auditório, com exceção dos estudantes de comunicação, é claro, estavam muito agitados. Eram os assessores dos candidatos. Gritos, aplausos, vaias, contestações. Manifestações não faltaram. Disseram e fizeram o que deu na telha. O nosso líder estudantil, que coordenava o debate, quem diria, pediu mais postura dos técnicos administrativos e professores que apoiavam algum candidato. Chegou a um ponto que o próprio candidato Ishak, solicitou à platéia que deixasse a sua opositora, Regina Feio, responder à pergunta que acabara de fazer. Que feio, hein?!

Errei (ou não …)

No post anterior fiz severas críticas ao candidato Ishak, quando disse que o mesmo não utilizava a comunicação nem mesmo em sua campanha. Confesso que me senti muito mal quando avistei, com muita dificuldade, o banner 3X4 que ele colocou no auditório. A escassez de recursos é evidente, sobretudo se comparada aos candidatos Maneschy e Regina Feio. Foi mal aí Ishak!

Quer ler mais sobre injustiça e eleições na UFPA?? Ó aí:

http://aereonarede.wordpress.com/

http://infojuris.wordpress.com/

http://www.zeodeia.blogspot.com/

Deixe um comentário